Sobre O Mote

15-07-15

Embora o blogue mantenha o título e endereço originais o cabeçalho incorpora um mote que, longe de ser original, serve em muito, para descrever todos estes anos de actividade.

"Sans changer" (sem alterações, imutável) era o mote de Lorde Thomas Stanley, 1º Conde de Derby, cuja alteração da sua lealdade foi crucial na Batalha de Bosworth tendo tomado o partido do então pretendente ao trono, Henrique Tudor (filho de Margareth Beaufourt, a sua esposa à altura dos acontecimentos)  deixando Ricardo III, o Rei, na mão. Proclamando a sua lealdade à casa reinante da altura, era conhecido por estar sempre do lado dos vencedores, mesmo que estes não fossem a sua primeira escolha.

Numa toada muito menos bélica, todos estes anos de blogosfera, me encontram, efectivamente, sans changer... Por que por muito que pareça que as coisas não mudam, mudam sempre. Por muito que pensemos que não.




Para conhecerem um pouco mais de Thomas Stanley, numa versão ficcionada da sua pessoa, podem encontrar diversas referências em "A Rainha Vermelha"  de Phllippa Gregory.

2 comentários:

  1. Não conhecia a origem do "origens"! Está super!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "origens" remonta a 2009, o mote só é usado desde este ano.
      A origem do nome está aqui:
      http://myownorigins.blogspot.pt/p/sobre-o-blogue.html

      Eliminar